Prefeitura de Taubaté

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MISSÃO CAF

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O programa Acelera Taubaté passou dos dias 07 a 09 de agosto pelo crivo de uma missão de supervisão do CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina).

O relatório apresentado pelos executivos da missão teve destaques positivos quanto ao conjunto de obras vistoriado e o envolvimento das com unidades. Benefícios de caráter ambiental com os projetos dos parques lineares previstos no programa e o plantio de mudas nos trechos viários foram outros pontos citados.

No aspecto da mobilidade urbana, a expansão da malha cicloviária nas vias recuperadas e ampliadas e a modelagem para a estrada paisagem no trecho de várzea do distrito de Quiririm também mereceu atenção.

Os apontamentos ainda reforçaram como ponto positivo a redução de gastos com desapropriações na execução das melhorias viárias, com a recomendação de cuidados nas articulações com as comunidades para garantir a continuidade do cronograma de obras.

De acordo com a missão CAF, a manutenção dos cronogramas apresentados pela prefeitura deve habilitar Taubaté a requerer uma nova etapa de desembolso na ordem de 20% do financiamento internacional ainda este ano, possivelmente em novembro.

Existem, atualmente, nove contratos em andamento no valor total de R$ 107,5 milhões relativos a recapeamentos e obras de ampliação do sistema viário, recomposição de trechos danificados e instalação de sistemas de drenagem, além de estruturas para contenção de enchentes.

Em dezembro do ano passado as ordens de serviço para as empresas vencedoras das licitações começaram a ser emitidas. O financiamento internacional no valor de US$ 60 milhões para o Acelera Taubaté foi assinado em Brasília no dia 1º de dezembro. O contrato prevê a melhoria das condições de acesso ao transporte público e ao fluxo do tráfego urbano, por meio de infraestrutura viária, mobilidade urbana, segurança pública e conservação de áreas verdes. Também cabe à prefeitura o investimento em contrapartidas.

 

A equipe da missão do CAF foi composta por Diego Vettori, executivo do Setor Público- Representação no Brasil; Paulo Rodrigues, executivo principal da Vice-presidência de Desenvolvimento Social e Christian Dunkerley, executivo principal da Vice-presidência de Infraestrutura.

 

Durante estes três dias os executivos puderam verificar o andamento das obras, retirar dúvidas, avaliar impactos à população e acompanhar a execução física do cronograma financeiro.