Prefeitura de Taubaté

Avenida Tiradentes, 520, Centro
Taubaté (SP)
CEP: 12030-180
PABX: (12) 3625-5000

SISTEMA QUIRIRIM

DISPONIBILIZAÇÃO DE NOVA ALTERNATIVA DE TRÁFEGO DO DISTRITO DE QUIRIRIM PARA A VILA MECÂNICA PESADA, INCLUSIVE VIAS NO ENTORNO

Existe hoje um elevado tráfego nos horários de pico no principal corredor de ligação do Distrito de Quiririm em direção ao centro da cidade, através das Avenidas Carlos Pedroso da Silveira e Charles Schneider. Grande parte dos deslocamentos neste horário se refere ao itinerário de trabalhadores, devido o acesso as áreas industriais por esse trecho.

Assim, o tratamento das vias no entorno, onde estão alocadas várias indústrias, sem dúvida alguma, impactará de forma bastante positiva para a melhoria desta situação, tanto para quem continuará utilizando o velho corredor que terá diminuição em seu volume de tráfego quanto para quem passará a utilizar a nova alternativa.

A meta é intervir em 28.177 metros de vias, divididas da seguinte forma:

 

- Serão alargadas, duplicadas e implantadas as vias na região do Quiririm até a Vila Mecânica Pesada, que se inicia na Estrada do Antigo Leito com a Rua Coronel Benedito Marcondes de Matos e segue pela Estrada do Antigo Leito, Avenida Padre Hugo Bertonazzi, Estrada do Pinhão, Avenida José Renato Cursino de Moura e Avenida Cônego João M. da Silva até chegar na Avenida Charles Shinneider, totalizando 7.280,00 metros de comprimento de vias.

 

- Serão alargadas, duplicadas e implantadas as vias de ligação da Rodovia Presidente Dutra até a Estrada do Antigo Leito e inicia na Avenida Bandeirantes paralelo a Rodovia Presidente Dutra km 116 (Próximo ao Restaurante Frango Assado) segue até a Avenida Lauzinda da Silva, depois segue pela Rua Arnaldo Felipe Sbruzi até a Avenida Francisco Alves Monteiro, onde segue novamente pela Avenida Dr. João Batista Ortiz Monteiro, Rua Pedro Zolcsak e Estrada Municipal João Gadioli até chegar à Estrada do Pinhão, totalizando 5.645,00 metros. E ainda algumas vias distribuídas nesta região também serão alargadas, duplicadas e implantadas como: Prolongamento da Avenida Marrocos, Ligação da Rua Cyro Carlos de Oliveira Garcês à Rua Vitergo Rodrigues Viana, Rua Líbero Indiani, Rua Doutor Granadeiro Guimarães, Rua Coronel José Marcondes de Matos, Rua Taubaté, Rua João Botossi, Avenida Francisco Alves Monteiro e prolongamento da Rua Maria Eulália Monteiro Guisard, totalizando 4.426,00 metros de comprimentos de vias.

 

- Nessas vias sofrerão intervenção de alargamentos e duplicações inicia pela Avenida Francisco Barreto Leme na altura da Rua Dona Alicinha, segue pela Rua Kenzo Kajita, Rua Padre Fischer, ligação da Avenida José Vicente de Barros até a Rua Padre Fischer, ligação da Avenida Santa Cruz do Areão com a Avenida José Vicente de Barros, Avenida Brasilino Ambrósio de Toledo, Rua Antonio Cândido de Oliveira Filho, Rua José do Sacramento da Silva, Avenida Ameletto Marino, ligação da Avenida Ameletto Marino com a Avenida do Barranco, Avenida do Barranco, Rua Cônego Oswaldo Gemmi Chester, Avenida Antonio Cursino dos Santos, Avenida José Menino Andrade, Rua José Renato Cursino de Moura e Avenida José Benedito Miguel de Paula até encontrar a Avenida do Pinhal, formando uma ligação da região do centro até a Vila Mecânica Pesada, totalizando 8.978,00 metros de comprimento de vias. E também sofrerão alargamentos e duplicações as ruas na região: Rua Marechal Artur da Costa, prolongamento da rua José Pedro Camôes e Rua Albemiro Lopes do Prado, totalizando 1.848,00 metros de vias.

As obras compreendem a construção de pavimento (pista) novo (inclusive microdrenagem: tubos, poços de visita e bocas de lobo), pavimentação de passeio/ciclovia, construção de guias e sarjetas, pintura de sinalização horizontal de trânsito, fresagem e recapeamento de pavimento (pista) existente e implantação de iluminação pública em vias.