Prefeitura de Taubaté

Avenida Tiradentes, 520, Centro
Taubaté (SP)
CEP: 12030-180
PABX: (12) 3625-5000

ÁREAS VERDES

CONSERVAÇÃO DE ÁREAS VERDES

Visando a conscientização ambiental da população e a preservação do meio ambiente, constantemente impactado pelo desmatamento clandestino e o avanço imobiliário, serão implantados o Parque Vista Alegre e o Parque da Mata do Bugio.

 

A solução apresentada para o Parque Vista Alegre é a colocação de cerca na área interna (de mata nativa) e na área externa (institucional) onde serão edificados o Centro de Estudos Ambientais – Sala Verde II e o Posto Avançado da Polícia Ambiental. Serão disponibilizados no local slakeline (fita elástica para andar e fazer manobras) com totens, playground ecológico com academia ao ar livre, pistas de caminhada, placas educativas, sistema de iluminação, paisagismo e roteiros com identificação das nascentes existentes no local.

Para o Parque da Mata do Bugio, homônima aos macacos existentes no local cuja espécie encontra-se em extinção, será colocada cerca na área interna (de mata nativa) e na área externa (institucional) onde serão edificados a portaria, o Centro de Estudos Ambientais e o Posto Avançado da Polícia Ambiental. Serão disponibilizados no local plataforma em madeira para observatório, trilhas para educação ambiental, mobiliário urbano e iluminação pública.

Para a manutenção de áreas verdes municipais, de forma a evitar problemas relacionados ao despejo de lixos e entulhos, proliferação de animais peçonhentos, bem como a utilização destes espaços por transgressores, entre outros, e visando o aumento da qualidade de vida da população com a disponibilização de espaços para atividades de recreação, lazer e pratica desportiva junto à natureza, serão implantados os Parques Campos Elíseos, Gurilândia, Portal da Mantiqueira, São Luiz, Santa Tereza, Esplanada Santa Terezinha, Condomínio Flamboyant, São Gonçalo e Jd. do Lago I.

A meta é a habilitação de 9 áreas verdes, todas com academia ao ar livre, quadra de areia, playground (balanço, gangorra e escorregador), pista de caminhada e calçada (piso intertravado), iluminação pública, plantio de árvores e paisagismo.